quarta-feira, 13 de julho de 2011

Elfos no meu jardim ...

                        
 
Elfo do Fogo 1
 










Elfo do Fogo 2
 

Elfo da Partilha
           






Elfo da Partilha














No meu jardim também voam elfos....

O meu primeiro elfo voou do meu jardim já faz algum tempo - Elfo do Fogo 1 - e foi sentado num pedaço de casca de sobreiro (Quercus suber), ou seja, em cortiça, uma das poucas espécies com protecção legal em Portugal - DL n.º 169/2001 - protecção esta muita das vezes ultrapassada ao abrigo do dito interesse público, que grande parte das vezes é o interesse das grandes estruturas económicas e não o bem de todos.

O Elfo do Fogo 2 tem sido visto a voar no quarto dos meus filhos ...

O Elfo da Partilha ainda não voou do meu jardim. Chegou cá faz muito pouco tempo, trazendo nas mãos um bugalho (excrecência que se forma nalgumas espécies do género Quercus  - carvalhos, sobreiros e azinheiras - quando nos seus ramos uma pequena vespa deposita um ovo. Essa vespa desenvolve-se e alimenta-se no interior do bugalho e, desta forma,  o insecto pode desenvolver-se sem prejudicar a árvore). Este Elfo sentou-se numa pinha de cedro-do-atlas (Cedrus atlantica), árvore exótica proveniente das montanhas do Atlas e do Oeste magrebino.